Deficiencias
O segundo grupo a se apresentar foi o que abordou o tema sobre a deficiência auditiva. Nos foi mostrado o conceito de Deficiência auditiva e a diferença que a mesma tem com a surdez e todos os outros aspectos referentes a perda da audição. A surdez é de origem congênita, é quando se nasce surdo, isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som e a deficiência auditiva é um déficit adquirido, ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde . Existem quatro tipos de perda auditiva são elas: condutiva,neurossensorial,mista e central.
A da perda da audição ocorre principalmente nos primeiros anos de vida,principalmente em meninos e que na maioria das vezes é genético ou com causas perinatais, Infecções do ouvido médio (otite média), mais comuns em crianças,causada por doenças ou lesões traumáticas e é parte comum do processo de envelhecimento, especialmente em homens.
Vimos a importância que a família tem na vida de uma criança surda,onde os pais e demais membros da família devem incluir a criança surda, nas atividades cotidianas do lar desde o seu nascimento.É fundamental, o envolvimento familiar, pois a família deverá estar atuando na base de sustentação de sua escolaridade e sociabilidade é e a família que deve perceber o que esta acontecendo.Quando a família toma o conhecimento que dentro da sua casa existe uma criança com surdez com toda a certeza é um choque muito grande,mas depois a família acaba aceitando essa deficiência e é nesse momento que é procurada ajuda. E é nesse momento que a escola tem uma tarefa fundamental,a de educar essa criança apesar da dificuldade que a mesma tem.Existem dois métodos para a educação de pessoas com surdez que é o método global e o método analítico-sintético. O professor tem o papel alem de amparar o aluno com deficiência auditiva,fazer com que os outros alunos aceitem e respeitem as diferenças e convivam com elas com naturalidade e principalmente o