deficiência
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE LÁBREA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COM APOSTILAMENTO NA INTERCULTURALIDADE
VISÃO HISTÓRICA DA DEFICIÊNCIA
LÁBREA
2013
DIONEIA CALADO DE SOUZA – 0921131459
FRANCISCO CAVALCANTE DOS SANTOS JÚNIOR – 0921131463
JEVANDA DA SILVA ARRUDA – 0921131474
VISÃO HISTÓRICA DA DEFICIÊNCIA
Trabalho solicitado pelas Profª Msc. Andrezza Belota Lopes Machado, Profª Msc. Joab Grana Reis e Profª Msc. Maria Roseane Gonçalves Menezes para obtenção de nota na AP 1 da disciplina de Educação Especial no 9º Módulo do Curso de Licenciatura em Pedagogia com Apostilamento na Interculturalidade da UEA em Lábrea, sob orientação da Profª Helem Cristina de Oliveira Lima.
Lábrea, 24 de Julho de 2013.
Orientação da atividade dirigida:
Atividade
Leitura do texto do livro (aspectos históricos) + Texto complementar (Aspectos socio-históricos da Educação Especial). Elaborar o quadro histórico.
Período
Contexto Sócio-Político
Contexto Econômico
Caracterização do olhar sobre a deficiência
Antiguidade
A Nobreza e o populacho.
Na era primitiva como a principal fonte para obter alimento baseava-se na caça, apenas os mais fortes conseguiam buscar comida, e, portanto as pessoas co deficiência não se enquadravam nesse perfil
A deficiência era vista como peso, fazendo com isso que seu grupo social não tivesse nenhuma preocupação com essas pessoas, matavam sem remoço ou abandonavam.
Idade Média
O Clero, Nobreza, Povo.
Neste período, a economia (no mundo ocidental) pouco mudou, continuando baseada em atividades de pecuária, artesanato e agricultura.
Pessoas doentes, defeituosas e/ou mentalmente afetadas (provavelmente deficientes físicos,sensoriais e mentais), em função da assunção das ideias cristãs, não mais podiam ser exterminadas, já que também eram criaturas de Deus.
Século XII (Reforma