Deficiencia visual
As pessoas que percebem as coisas através do sistema de representação visual assimilam a informação mediante os olhos. Percebem as coisas como imagens e podem passar de um tema a outro facilmente. São capazes de fazer generalizações rapidamente inclusive partindo de uma informação escassa. Para as pessoas visuais, o mais importante é o “conceito geral” e podem aborrecer com as explicações detalhadas. Se dão bem em organizar as coisas já que visualizam o conceito geral rapidamente. As pessoas visuais gesticulam quando falam. Falam rápido e de maneira confusa já que tendem a seguir suas imagens interiores sem dar-se conta de que outros não vêem essa mesma imagem. Respondem brevemente às perguntas. As pessoas visuais têm memória fotográfica e freqüentemente custam a repetir instruções orais. Preferem ler por eles mesmos que escutar a outra pessoa que as lê. As pessoas visuais podem ter problemas para debater e são um público impaciente. Gostam de escrever notas ou desenhar. As pessoas visuais se fixam no aspecto e valorizam o esmero, nem tanto a voz, a que não prestam atenção (Repo & Nuutinen, 2003, 35-36).
As pessoas que utilizam o sistema de representação visual vêem as coisas como imagens já que representar as coisas como imagens ou gráficos ajuda a lembrar e aprender. A facilidade da pessoa visual para passar de um tema a outro favorece o trabalho criativo no grupo e em torno de aprendizagem social. Do mesmo modo, esta forma de proceder pode irritar à pessoa visual que percebe as coisas individualmente.
Auditivo (ou linguístico) - A criança consegue aprender melhor através de uma estruturação verbal de palavras. Isso pode tanto ser ligado a ouvir histórias, ouvir a explicação do professores, como em ler textos. As pessoas que são mais auditivas, respondem muito melhor a estímulos linguísticos. É importante saber que isso não significa que a criança terá facilidade de escrever um texto, por exemplo. Um analfabeto pode ser