Crianças abandonadas no brasil
ZENAIDE GOMES DE OLIVEIRA
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL : UM PROBLEMA SOCIAL OU POLITICO?
Alegrete
2012
zenaide gomes de oliveira
crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?
Trabalho de ..Serviço Social...... apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia Social, Sociologia , Filosofia, Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social Sem. 2º.
Orientador: Prof. Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goes Barbosa, Adarly Rosana, Márcia Bastos.
Alegrete
2012
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO..............................................................................................3 2 DESENVOVIMENTO......................................................................................4 3 CONCLUSÃO.................................................................................................7 4 REFERENCIAS...............................................................................................8
INTRODUÇÃO
A história da criança abandonada no Brasil vem desde a era Colonial. Onde foi se formando nas cidades grandes aglomerações de pessoas, vivendo em extrema pobreza devido á grande denominação capitalista.
As desigualdades sociais foram aumentando cada vez mais. As crianças abandonadas eram frutos de relacionamentos proibidos, deficientes, de mães solteiras, filhos de escravas, tendo como principal causa a pobreza.
As instituições eram precárias sem controle de mortalidade, sendo que as Rodas dos Expostos foram fechadas. Na época em 1927 o código do menor não foi suficiente por que a criança não tinha uma proteção integral.
Assim em 1990 surgiu ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente) uma lei que garante os direitos e deveres a criança.
DESEMVOLVIMENTO
O abandono de crianças no Brasil teve