defensivos agricolas
1 INTRODUÇÃO
A cunicultura é uma atividade da zootecnia que visa à criação e exploração do coelho para fins lucrativos. Com manejo, alojamento e alimentação simples e fáceis geram grandes rentabilidades ao produtor. O coelho pode ser explorado em diversas formas, a demanda de mercado possibilita que o produtor utilize o animal inteiro vivo ou já abatido, da carne a pele nada se perde (ICEA, 1969).
A cunicultura é a atividade voltada à criação comercial de coelhos. Como atividade pecuária é o conjunto de termos técnicos e práticos para a produção de carne, pele, pelos de coelho. No Brasil a atividade possui um grande grau de importância no mercado, mas que precisa ainda ser desenvolvida, como fonte de renda para pequenas propriedades rurais.
A cunicultura é uma atividade pouco praticada no Brasil, a demanda de outros países em busca da carne de coelho é bem maior que a oferta, ocasionando boa lucratividade a esta atividade, que também é decorrente dos produtos oriundos deste animal. A cunicultura é um nicho de mercado pouco explorado, mas também de amplo potencial de crescimento.
No Brasil atualmente, o consumo de carne de coelho não é comum, apesar da carne de coelho se adaptar bem a culinária e ao paladar dos brasileiros, a carne não se difundiu ainda no país pela falta de oferta do produto e também falta de organização no setor, que não estimula o consumo e não divulga as qualidades e benefícios da carne de coelho (VIEIRA, 2008).
Segundo IBGE (2009), a produção brasileira de coelho chegou em 236,186 mil animais e com uma variação negativa de 10% se comparada com o ano de 2008, o estado do Rio Grande do Sul é o que mais contribui com a produção totalizando 38,9% de toda a produção nacional, seguido por Santa Catarina com 16,1% e Paraná com 16% totalizando 71% só na região Sul.
2 OBJETIVOS
O