defcit de atenção
TDAH -
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Professor: Orientador
Helvio Arilson Beckhauser
Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0981) – Plano de desenvolvimento da pratica.
1. TEMA
O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na área escolar
O TDAH – (Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) é uma disfunção neurológica que se dá na região do córtex pré-frontal. Ela é uma disfunção que pode ser geneticamente herdada, cerca de 75% dos casos provém da genética.
Estudos recentes apontam o fumo durante a gravidez pode ser um dos causadores da doença também. A principal característica do sujeito com TDAH é a desatenção, já que são pessoas muito distraídas e que não conseguem se concentrar em uma função.
Quando alguém com TDAH tentam se concentrar, o desempenho do córtex cerebral diminui, ao invés de aumentar, como ocorre com pessoas sem esse transtorno.
As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado.
Atualmente, Transtorno Déficit de Atenção com ou sem hiperatividade é considerado um dos problemas comportamentais crônicos da infância mais comuns.
Até poucas décadas atrás aceitávamos que essa era uma condição típica e exclusiva da infância e admitíamos que os sinais e sintomas devessem progressivamente se fazer menos evidentes, até o seu desaparecimento.
2. OBJETIVOS
Quadro clínico: explorar o TDAH e os seus diversos graus de intensidade dos sintomas e sinais.
Diagnóstico: Na tentativa de