Transtorno de defcit de atenção
RESUMO
O Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade é causado em crianças de 6 a 12 anos, mas isto não quer dizer que os adultos igualmente não podem apresentar o mesmo diagnóstico, mas com sintomatologia própria, foi diagnosticada pela primeira vez no inicio do século XX, e desde então tem recebido vários nomes, como: Lesão Cerebral Mínima, Síndrome da Criança Hiperativa, Disfunção Cerebral Mínima, Distúrbio Primário da Atenção, e Distúrbio de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade. A Psicopedagogia busca intervenções adequadas para abrandar os problemas causados pelo TDA/H.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, TDA/H
1 INTRODUÇÃO
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) foi descrito pela primeira vez no inicio do século XX, e desde então tem recebido diferentes nomes, como lesão cerebral mínima, disfunção cerebral mínima, síndrome da criança imperativa, distúrbio primário da atenção, e distúrbio de déficit de atenção com ou sem hiperatividade.
Embora as maiorias dos estudos sobre o TDA/H tenham sido feitos em crianças desde sua primeira descrição até os dias atuais, os adultos também podem apresentar o mesmo diagnostico porem com sintomatologia própria. Este fato se deve aos critérios diagnósticos estabelecidos pela American Psychiatric Assiciation 1, que ressaltam as características comportamentais mais habitualmente analisadas na população infantil. Assim, os adultos que tenham o TDA/H acabam não preenchendo aos critérios estabelecidos, embora atualmente acredita-se que o transtorno perdura da infância até a fase adulta, sofrendo apenas mudanças no quadro sintomatológico.
2 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE (TDA/H)
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é o nome dado a uma síndrome neurobiológica. Essa síndrome foi descrita pela primeira