TECNOLOGIA
A estrutura é um dos fatores mais importantes em uma obra, pois todos os demais elementos dependem de sua solidez para a estabilidade da edificação. De forma concisa, a estrutura é o "esqueleto" da Obra, ela compreende as áreas de sustentação: fundação, alicerce, colunas, vigas, paredes, lajes e telhados. Pela estrutura é possível prever futuros problemas os menores que sejam.
Existem vários tipos de estruturas, como de madeira, ferro, aço, concreto e perfis metálicos. Agora faremos uma abordagem de alguns dos tipos (os 3 mais utilizados):
Estrutura em Madeira
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga na construção civil, tendo como vantagem não oxidar. A madeira utilizada hoje, tem alta resistência ao ataque de cupins, leveza (o que tornaria um projeto de fundação menos robusto). Comparando com o concreto, ganha-se tempo. Mas as estruturas de madeira, têm menor resistência a torção ou compressão do que o concreto, e deve-se ter uma instalação elétrica bem planejada, para evitar qualquer tipo de acidente.
As vantagens do uso da madeira como material de construção são muitas, nomeadamente:
1. Produto Natural - a madeira é um produto de origem natural e renovável, cujo processo produtivo em relação a outros produtos industrializados, exige baixo consumo energético e respeita a natureza. Constitui um dos escassos materiais de construção de origem natural, o que à partida lhe proporciona uma série de vantagens em relação aos demais. A madeira de uso corrente não é tóxica, não liberta odores ou vapores de origem química, sendo, portanto segura ao toque e manejo. Ao contrário de outras matérias-primas a madeira quando envelhece ou deixa de desempenhar a sua função estrutural, não constitui qualquer perigo para o meio ambiente, já que é facilmente reconvertida.
2. Renovável - fazemos uso da madeira como matéria-prima há milhares de anos. No entanto este recurso contínua disponível e a crescer em novos povoamentos florestais.