Bancada festo
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Instrumentação
Nome dos Alunos: Guilherme Ulguim, Tulio Oliveira, João Pedro.
Professor: José Kowalski
Camaquã
2013
INTRODUÇÃO
O trabalho visa identificar as funções de cada componente na bancada da Festo automática, onde a bancada é ligada no computador e através de um software instalado nesse computador podemos regular componentes como: Motor (Analógico ou Digital), Válvulas reguladoras, aquecedor, etc. Além de verificar o estado de cada sensor, a temperatura da agua e a pressão nos canos.
DESENVOLVIMENTO
O nosso dever era descobrir o que cada botão fazia com o circuito e o que cada led que aparecia no software significava, para isso tivemos que fazer inúmeros testes. Além do software, o circuito possuía válvulas reguladas manualmente (possibilitando ou não a passagem de agua para o resto do circuito).
Havia dois tanques onde podia ser trocada a agua de um para o outro, o tanque mais alto (na tabela abaixo identificado como 2) e o tanque mais baixo (na tabela abaixo identificado como 1).
Entre eles havia tubulações contendo vários componentes, como:
- Válvula reguladora de pressão
- Válvula de ativação pneumática
- Aquecedor
- Válvula de controle de vazão
- Motor
- Sensor de temperatura PT-100
- Sensores de nível da agua
- Sensor de pressão
O motor pode ser controlado de duas formas, analógico ou digital. Na forma analógica pode ser regulada sua velocidade, assim regulando a pressão nos encanamentos, já na forma digital apenas o motor ligava (em sua máxima potencia) ou se desligava.
O aquecedor possuía um sistema de segurança, onde havia um sensor PT-100 que quando identificasse a agua com mais de 60 ºC o aquecedor se