1 Introdu O Bancada MPS PA
CURSO: GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: CONTROLE CLÁSSICO
PROFESSOR: CÉSAR R. CLAURE TORRICO
Alunos:
Nota:
1Data:
2-
Introdução ao Sistema de Controle de Processos
“MPS-PA – Estação Compacta”
1.1 Objetivo
Este texto descreve sucintamente a estação compacta da Festo para experimentos em controle de processos e apresenta diversas formas de efetuar leituras de seus sensores e acionar suas saídas.
Além da familiarização com os componentes e a configuração da estação, o principal objetivo a ser alcançado é equipar o aluno com ferramentas que lhe permitam analisar e controlar os processos ali implementados.
1.2 Introdução
Em variados processos industriais, é comum haver necessidade de controlar o nível de um reservatório, ou a temperatura de um ambiente, ou a vazão numa tubulação ou a pressão num cilindro, entre muitas outras situações. Normalmente, não são sistemas de controle isolados, mas interligados, formando complexas plantas industriais.
Entretanto, não importa quão complexo seja o sistema, ele é sempre composto de subsistemas mais simples. Por isso, a assimilação dos conceitos básicos de controle e da tecnologia de aquisição de dados em uma estação compacta como esta da Festo é um primeiro e importante passo para a compreensão, a análise e o projeto de sofisticados sistemas de controle.
1
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA -UDESC
CURSO: GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: CONTROLE CLÁSSICO
PROFESSOR: CÉSAR R. CLAURE TORRICO
1.3 Descrição dos Componentes do Processo
Nesta seção, apresenta-se a bancada “MPS-PA – Estação Compacta” (Figura 1); seus principais componentes (Tabela 1) e outros dispositivos importantes (Tabela 2) são brevemente descritos. Além disso, o mapeamento dos endereços do EasyPort para cada entrada ou saída do processo é fornecido na Tabela 3.
01
08
02
09
03
10
04
11
05
12
06
13
07
14
Figura 1 – Bancada didática MPS-PA – Estação Compacta
2