Automatização de bancadas festo
Os complexos industriais tem se tornado ao longo dos anos mais exigentes na demanda por sistemas de automação, exigindo maior confiabilidade e abrangendo diversas áreas, tais como: na otimização do processo, processo de despaletização, paletização, empacotamento, montagem, pintura, enchimento, gerenciamento de dados, monitoramento do padrão de determinadas peças, melhoria na gestão de insumos, gerenciamento de insumos, gerenciamento de ativos ou até mesmo todas estas funções juntas em uma única planta de manufatura.
Com o advento da Automação Industrial torna-se necessário qualificar técnicos, engenheiros e operadores para que possam a operar tais equipamentos. As empresas tem investido no que diz respeito à qualificação técnica de seus colaboradores e muitos fabricantes de equipamentos tem investido em universidades como forma de disseminar sua tecnologia aos futuros profissionais. Para tanto essas empresas tem criado linhas didáticos.
Na posição de formadora de profissionais de nível superior para o mercado de trabalho, a Faculdade de Tecnologia e Ciências, investe em seus futuros Engenheiros Mecatrônicos desde o principio do curso, onde por sua vez em parceria com a FESTO, uma das maiores fabricantes de componentes pneumáticos do mundo, instalou uma Planta de Manufatura completamente automatizada em seu laboratório de Robótica, para que seus alunos possam assim praticar seus conhecimentos e entender as reais necessidades do mercado industrial no que diz respeito ao nível de automação esperada.
Neste projeto será feito um apanhado dos componentes que constituem as duas primeiras estações de trabalho da Planta de Manufatura do Laboratório de Robótica da FTC, a criação de Lay-Out’s elétricos e pneumáticos bem como lógicas de programação desenvolvida em linguagem Ladder, a fim de reativar a automação destas duas estações da Planta de Manufatura, que por sua vez encontra-se desativada.
1. DELIMITAÇÕES do tema