Introdução ao Controlador Lógico Programável
Professor: Robson CalvettiAula: Laboratório 07
Assunto: Introdução ao Controlador Lógico Programável (C.L.P.)
Relatório
Dados do Aluno
R.A.:
Nome:
1. Introdução:
As máquinas, hoje em dia, em sua grande maioria não saem da fábrica sem um controlador lógico programável. Projetado para uso em um ambiente industrial, o CLP usa uma memoria programável pré-estabelecida (parametrização). Usa a armazenagem interna de instruções especificas, como lógica, sequencia, temporização, contagem e aritmética, para controlar através de entradas e saídas digitais ou analógicas o CLP e seus periféricos associados são projetados para serem facilmente integráveis em um sistema de controle industrial e facilmente usados em todas suas funções previstas.
2. Objetivo:
Utilizar as informações através do CLP com conexão em DB9 ao PC. Realizar o teste através do programa FST 4, verificar a compilação, e então realizar as montagens e demonstrar igualdade do sistema prático ou teórico, a fim de obter a mesma resposta.
3. Procedimentos Experimentais:
3.1. Materiais:
Mangueira de PVC Conexão T
Software FluidSim
3.2. Equipamentos:
Compressor de Ar Bancada Didática FESTO
CLP Festo
3.3. Métodos:
Com o software FST 4 contruímos os circuitos desejados, conforme se confere abaixo.
Foi-se realizado utilizando uma tabela da verdade, tanto com a equação ou com o sistema montado na bancada através do CLP.
- Lógica E
- Lógica NOR
- Lógica OU
Procedimento prático:
- Lógica OU
- Lógica E
- Lógica NO
4. Resultados e Discussões:
Após teste do circuito, partimos para a bancada realizar a operação prática. A montagem foi realizada e os acionamentos desejados obtiveram sucesso. Os resultados bateram com o previsto no software FTS 4 e através da explicação de como ocorrem as