decomposição catalitica do peroxido de hidrogenio
Físico-Química Experimental
Prática 7 : Decomposição Catalítica do
Peróxido de Hidrogênio
Ana Clara Carvalho RA: 389447
Patrícia Torres
São Carlos
Abril/2014
RA: 389528
1. Resumo
O experimento foi realizado a fim de se determinar a constante de velocidade e o tempo de meia-vida para a reação de decomposição do peróxido de hidrogênio utilizando três catalisadores, óxido de chumbo (I) e
(II) e dióxido de manganês. Para isso realizou a decomposição a um volume fixo de peróxido de hidrogênio para cada catalisador, sempre a pressão constante, até um total de 16 medidas. Depois escolheu-se o catalisador que apresentou boa eficiência e repetiu-se o procedimento variando a massa de catalisador e também a concentração inicial de peróxido. Os resultados obtidos, através dos dados plotados nos gráficos de volume e tempo, foram relacionados com a teoria de cinética química.
2. Objetivos
O experimento teve como principal objetivo a análise de diferentes catalisadores na decomposição do peróxido de hidrogênio.
3. Procedimento Experimental
Inicialmente, verificou-se se o aparelho tinha algum vazamento, ligando-o a um frasco vazio e manipulando a bureta para aumentar e diminuir a pressão no frasco. O aparelho não apresentava vazamento e estava funcionando da maneira desejada.
Então, foi coletada a massa de 0,125g de PbO2, com o auxílio de uma balança eletrônica, no frasco de reação. Utilizando uma proveta de
15ml, adicionou-se ao frasco de reação 15ml de água destilada, e a mistura foi deixada 5 minutos num banho de água a temperatura ambiente, com agitador magnético, antes de começar a reação.
Conectou-se o frasco reacional à bureta de gás e deu-se início à reação, adicionando rapidamente 3 ml de H2O2 (3%) ao catalisador. As leituras de volume do gás foram feitas a cada 15 segundos, sempre mantendo a pressão constante, ajustando o volume na bureta, até um total de 16 medidas.
Sem