Quimica
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
Bacharelado em Química
RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA
Preparação e Propriedades do Oxigênio e da Água Oxigenada
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O oxigênio é o elemento mais abundante na crosta terrestre, representa 23% da massa da atmosfera, indispensável para a manutenção dos processos vitais de quase todos os organismos. Em sua formula molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor, insípido, inodoro e pouco solúvel em água. Esse elemento, também pode ser encontrado como o alótropo ozônio (O3), que é um composto de grande importância. Pode ser utilizado como oxidante e é um dos principais constituintes da camada superior da nossa atmosfera, a “camada de ozônio”, que serve de proteção à radiação exterior.
O oxigênio pode ter combinações com outros elementos formando assim os óxidos. A reação espontânea de qualquer substância com o oxigênio é denominada oxidação, quando a reação é imediata e produz calor e luz, chama-se combustão.
O oxigênio pode ser obtido industrialmente, através da destilação fracionada do ar liquefeito. Em algumas ocasiões ele é preparado em pequena escala em laboratório, pela decomposição térmica do KClO3 (sobre a ação MnO2 como catalisador). Pequenas quantidades de O2 são produzidas pelo aquecimento de NaClO3, como fonte emergencial de oxigênio em aviões. A maior parte do O2 é utilizada na fabricação de aço, é largamente usado nos processos de corte e solda. Ele é, também, administrado pelos médicos, para aliviar o esforço sobre o coração e os pulmões e, como um estimulante. O gás oxigênio pode também, ser produzido pela decomposição do peróxido de hidrogênio, que é um composto instável.
O peróxido de hidrogênio conhecido também como água oxigenada (H2O2) é um produto químico ambientalmente correto, usado nas reações de oxidação, nos processos de branqueamento das indústrias têxtil, de celulose, bem como no tratamento de efluentes, de ar exaurido