CINÉTICA QUÍMICA E DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
CAIENE DE JESUS OLIVEIRA
SARA BARBOSA DOS SANTOS
RELATÓRIO AULAS PRÁTICAS I E II: CINÉTICA QUÍMICA E DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
Sob orientação do Professor Maurício Araújo
VITÓRIA DA CONQUISTA
Dezembro de 2012
1 – OBJETIVOS
Prática I
Objetivo geral:
Interpretar o conceito de cinética, relacionando-o com as reações químicas presentes no dia-a-dia e identificando quais fatores podem afetar a velocidade destas reações.
Objetivos Específicos:
Verificar a variação da velocidade de uma reação dada uma variação na concentração dos seus reagentes, a saber, o tiossulfato de sódio e o ácido sulfúrico.
Analisar a influência da temperatura na velocidade desta reação.
Prática II
Objetivo geral:
Avaliar o uso do catalisador químico como fator de influência na velocidade das reações, bem como a forma pela qual as colisões contribuem para a ocorrência das mesmas.
Objetivos Específicos:
Verificar a influência do catalisador químico, iodeto de potássio, com variadas concentrações, sobre a velocidade da reação de decomposição catalítica do peróxido de hidrogênio.
2 – INTRODUÇÃO (cinética)
Entende-se por cinética química a área da química que avalia o grau de velocidade com que as reações ocorrem, não apenas no sentido de determiná-la, mas também de identificar os fatores que a influenciam, uma vez que as velocidades de todas as reações químicas estão sujeitas aos mesmos princípios básicos. Como parte de tais princípios, são enumerados alguns fatores que afetam o período de tempo em que ocorre a quebra e formação de ligações, dentre eles o estado físico dos reagentes, as concentrações dos reagentes, a temperatura na qual a reação ocorre e a presença de um catalisador (BROWN, 2007, p. 483).
Brady (2007, p. 454) assim os descreve:
“1 – A natureza dos reagentes e produtos – Sendo todos os outros fatores iguais, algumas reações