Engenharia Civil
Professor: Enilson
Curso: Engenharia Civil – 1° Período
Alunas: Thainá Diana Melo – 201410457 Thaís Guimarães de Oliveira – 201410551 Roberta Figueira de Moraes – 201411025 Tamara Ferreira Vantine – 201410867 Karina Pereira Basilio – 201410593
Vassouras, 14 de maio de 2014.
Dimensionar as áreas de vivências de um canteiro de obras para 450 colaboradores, em uma obra com duração prevista de 12 meses.
Definir o gerenciamento do resíduo gerado na obra (tipo, acondicionamento temporário, transporte, destinação final e documentação).
Introdução:
A construção civil é reconhecida como umas das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. Conforme a Resolução do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, em julho de 2002 estabelece diretrizes, critérios e procedimento para a gestão dos resíduos da construção civil, criando responsabilidades para a cadeia gerador/transportador/receptor/municípios.
NR – 18 – Normas para vivencia em canteiro de obras
Áreas de Vivência: Os canteiros de obras devem dispor de:
a) instalações sanitárias;
b) vestiário;
c) alojamento;
d) local de refeições;
e) cozinha, quando houver preparo de refeições;
f) lavanderia;
g) área de lazer;
h) ambulatório,
As áreas de vivência devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza.
Instalações móveis, inclusive contêineres, serão aceitas em áreas de vivência de canteiro de obras e frentes de trabalho, desde que, cada módulo:
a) possua área de ventilação