Decomposição catalítica do peróxido de hidrogênio
Giovanna Slowik Trevisani ;Graziela Karoline Beuren Cordeiro ;Letícia Meneguetti Dranka
Curso: Engenharia Quimica- Turma U 3º período diurno
PUCPR – Universidade Pontificia Católica do Paraná
Curitiba-PR
Aula prática do dia 9 de maio de 2013
Resumo: Este relatório visa estudar comparativo da decomposição de peróxido de hidrogênio pelo uso de catalisador.
1. Introdução
O peróxido de hidrogênio é um liquido transparente incolor, com odor ligeiramente pungente. Trata-se de um produto químico versátil e ambientalmente correto, com amplas possibilidades de aplicação. O peróxido de hidrogênio está disponível, comercialmente, como solução aquosa em várias concentrações e diferentes graus. A velocidade de uma reação química depende de numerosos fatores como, por exemplo, das concentrações dos reagentes, da temperatura, de catalisadores e etc. Um catalisador pode aumentar notavelmente a velocidade do processo, especialmente na presença de aceleradores e promotores.
O peróxido de hidrogênio se decompõem segundo a equação:
2H2O2 2H2O+ O2
A característica do peróxido de hidrogênio, de se decompor exotermicamente na presença de certas impurezas de ação catalítica para formar gás oxigênio e água, é muito importante para o manuseio durante o armazenamento, assim como durante a reação química. A decomposição é indicada pela formação de gás e (somente com uma pequena remoção de calor) pelo aumento da temperatura.Os fatores que influenciam na estabilidade das soluções de peróxido de hidrogênio são, principalmente a temperatura, o valor do pH e sobretudo a presença de impurezas com efeitos de decomposição.
Um aumento da temperatura promove a decomposição e aumenta o valor do pH. Na estabilidade ideal, a faixa do pH do H2O2 puro é inferior a 4,5. Em pH superior a 5, aumenta drasticamente a decomposição. Por isso o valor do pH das soluções comerciais costuma ser ajustado para ficar abaixo de