RESENHA
O que é:
Resenha é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição, constituindo análises crítica e interpretativa, na qual o autor tem liberdade de se colocar.
Estrutura: O texto da resenha apresenta uniformidade gráfica e não apresenta subdivisões. Na primeira folha, deve ser incluída a referência bibliográfica completa da obra comentada e, ao final, o nome, a titulação acadêmica, a filiação institucional e o endereço eletrônico do resenhista. Deve-se evitar a citação de outras obras em resenhas; quando tal citação for imprescindível, incluí-la no corpo do texto. Recomenda-se evitar o excesso de adjetivação, redundâncias ou palavras em desuso, bem como a construção de períodos longos e palavras cujo significado desconhece.
Objetivo da resenha:
O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros, filmes, peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa.
Veiculação da resenha:
A resenha é, em geral, veiculada por jornais e revistas.
Extensão da resenha:
A extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, "um resumão" como normalmente feito nos cursos superiores.
O resumo do objeto resenhado:
O resumo que consta numa resenha apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.
Pode-se resumir agrupando num ou vários blocos os fatos ou ideias do objeto resenhado.
Quem é o resenhista:
A resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente.
O que deve constar numa resenha:
O título
A referência bibliográfica da obra
Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
O resumo, ou síntese do conteúdo
A avaliação crítica
O