Declínio do império romano
Roma era um grande império.Era. Muitos problemas surgiram e levando Roma ao seu fim.
Roma fazia centenas de guerras. Com o seu poder bélico, ganhava muitas vezes essas guerras. Isso fez com que seu território crescesse muito, tornando muito difícil de ser administrado forçando o império a utilizar seus recursos para conter as invasões bárbaras nos séculos III e V d.C. A economia começou a sofrer os efeitos das invasões, pois o dinheiro para as construções públicas e cerimônias era desviado para o exército.
O aumento do cristianismo também teve um impacto semelhante. Os aristocratas e pessoas cultas optavam pela igreja no lugar da política, debilitando assim a liderança romana. As pessoas abandonaram os templos e foros de Roma e começaram a migrar para novas igrejas nas saídas da cidade.
Roma era uma mistura de diversas culturas. Mas, mas uma estava se anexando. Os bárbaros. O nome bárbaro é injusto. Roma chamava todos os povos que não pertecessem de seu território e falasse sua língua de bárbaros.
Os bárbaros chegaram pacificamente, chegavam até a comercializar com os Romanos. Depois, muitos foram usados por Roma no seu exército. Logo bárbaro era sinônimo de soldado. Para os bárbaros, também era útil, pois até chegavam a ter terras. Mas, houve uma invasão massiça de bárbaros em dado momento. Os bárbaros pilhavam as cidades, o que fez com que muitos abandonassem a cidade e fossem para o campo. Os Hunos eram os mais temidos. Pessoas saíam de suas casas, abandonando tudo que estivesse na rota dos hunos.
No século V d.C. o Império estava em pedaços. Em 455 d.C, os vândalos saquearam Roma. E em 476 d.C, o último Imperador, Romulus Augustulus, abdicou ao trono. O Império Romano chegava ao fim no oeste, mas continuou no leste até o século XV.
A chegada dos bárbaros foi a gota d'água. Roma estava perdida.
A queda do Império Romano [pic]
1. A chegada dos hunos e a ameaça visigótica. As antigas crônicas chinesas mencionavam um povo