Análise de como o Império Romano é abordado
1 INTRODUÇÃO
Análise do livro didático “Ensino fundamental 7º ano“ Sistema de ensino “SER”, Abril Educação. Autores NELSON PILETTI, CLAUDINO PILETTI E THIAGO TREMONTE. 2º edição ,4º impressão 2013.Livro usado por escolas associadas ao Sistema educacional da editora Abril.
2 DESENVOLVIMENTO
O tema “A queda do Império Romano“ é mostrado aos alunos de uma forma resumida, porem atendendo as expectativas a qual se destina, que é mostrar a divisão do império e a fragmentação do poder, e início do período feudal.
Mostra um panorama geral da situação do império romano, desde 27 a.c. a 476 d.c. cita os territórios abrangidos pelos romanos e da troca, ou intercâmbio cultural entre os povos.
De uma poderosa estrutura administrativa com exercícitos e estradas.
Os autores falam sobre a divisão do império romano em duas partes, o Império Romano do Ocidente, e do Império Romano do Oriente,e das dificuldades do Império Romano do Ocidente que passou a sofrer invasões e saques por parte dos povos de origem germânicas, passaram a ser constantes por conseqüência da dificuldade de proteger suas fronteiras.
Devido a essa divisão e invasões ocorreu o isolamento de várias famílias para áreas rurais, dando inicio ao feudalismo. Os autores abordam o Império Romano de uma forma , política e social, mas muito superficial, usa fontes históricas já utilizadas por outros historiadores, como livros de Anderson Perry, Passagem da antiguidade ao feudalismo. São Paulo. Brasiliense. 1987. Utiliza algumas iluminuras.
Há sugestão para o estudo de um texto de Perry Anderson, um dos principais estudiosos da idade média da atualidade; no qual faz menção as invasões ao Império Romano.
O exercício proposto pelos autores de intrerpretação do texto só faz uma breve relembrança dos fatos, mas o suficiente para continuar o cápitulo, que