A queda do Império Romano
1 INTRODUÇÃO 3
2 Análise 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A proposta principal deste trabalho é analisar como o tema “A queda do Império Romano“ é apresentado no livro didático da educação básica. A partir da análise do livro selecionado buscaremos refletir sobre a abordagem realizada pelo autor ao trabalhar este tema no ensino fundamental II e associar as contribuições dos saberes adquiridos em Licenciatura de História na universidade para o ensino na educação básica.
História- Sociedade e Cidadania
Autor: Alfredo Boulos Júnior- Editora FTD S.A – História
Nível: Ensino Fundamental II – Série: 6° ano/Capítulo 15.
A crise de Roma e o Império Bizantino
2 Análise
A análise prévia realizada nos mostra que o livro didático escolhido trata-se de uma obra que orienta-se pela abordagem da História temática com ênfase na história das relações sociais da cultura e do trabalho. Ao abordar o tema “ A queda do Império Romano” o autor possui como eixo norteador as relações sociais romanas internas e ao mesmo tempo com outros povos , como por exemplo, os povos germânicos, chamados pelos romanos de bárbaros voltando-se com maior ênfase para as características religiosas. A influência exercida pela religião é mostrada pelo autor na política, no cotidiano e na arte.
Os mosaicos eram expressão máxima da arte bizantina que serviam não apenas para embelezar o ambiente mas retratavam figuras e passagens bíblicas que tinham antes de tudo , o objetivo de instruir e envolver os fiéis com os ensinamentos religiosos. A representação iconográfica apresenta-se em estilo essencialmente cristão seguindo rigorosamente as regras ditadas pelos sacerdotes bizantinos e o autor aborda a arte através de textos e imagens ilustrativas.
Em todas as suas abordagens, não apenas religiosas, mas