Declaração Escopo trabalho intermediario
CONTROLE DE ALTERAÇÕES
PARTE
DECLARAÇÃO DE ESCOPO
ELABORADO POR
LUIS HENRIQUE SANTINI
DATA: 14/10/2012
VERSÃO: 1
RESPONSÁVEL
LUIS HENRIQUE SANTINI
APROVADO POR
DIOGO LAGO E RENE SANTINI
INTRODUÇÃO
Como crescimento de uma família, é natural que as novas gerações vão perdendo, gradualmente, o contato entre os familiares e também o sentimento de pertencimento. As histórias comuns a todos, relacionadas à origem da família, são guardadas informalmente e passadas de maneira oral. Salvo exceções em que as histórias são de interesse público, é raro buscar-se uma formalização deste material, de modo a perpetuar as informações.
A República das Idéias, empresa da qual sou sócio, possui um núcleo de projetos que têm como uma das características oferecer serviços de comunicação para famílias que desejam produzir materiais desta natureza com qualidade profissional. Sabemos que é um material acessível a poucas famílias, no entanto, pelo custo envolvido. Um projeto importante de que participamos foi a confecção de um livro contando a saga da família Gerdau Johannpeter, desde suas origens na Alemanha, até os tempos atuais. Foi um projeto que consumiu dois anos de trabalho, com uma equipe de profissionais de variadas áreas (historiadores, arquivistas, escritores, designers, etc.) e uma soma considerável de investimento. Um projeto inspirador, que faz qualquer um dos envolvidos desejar replicar a experiência, de alguma forma, à sua própria família.
Faço parte de uma família, por parte de mãe, de descendentes de um casal (ambos já falecidos) que deu origem a 11 filhos (8 ainda vivos), 27 netos, 42 bisnetos e 8 trinetos. De sobrenome Lago, partilhamos do mesmo sobrenome, de uma origem comum e de um sentimento forte de pertencimento, pelo menos admitido nos encontros esporádicos que nos possibilita o cotidiano. Certamente um projeto como o realizado para os Gerdau seria de interesse do grupo. Como adaptar à nossa realidade, no entanto?