ciencia
Aula-tema 3: Tecnologia de Gestão - Terceirização, Benchmarking e Open
Book Management (OBM)
Esta aula vai tratar da terceirização: veremos seu conceito, características, benefícios e as etapas de um processo de terceirização.
O termo terceirização, em inglês chamado de outsourcing, pode ser definido como o processo por meio do qual determinada atividade executada por uma organização passa a ser suprida por terceiros. Os terceiros são entidades externas à organização; podem ser caracterizados por outra organização, uma pessoa física ou ainda uma cooperativa.
Outra definição para terceirização pode ser o processo de passar a terceiros as atividades-meios da organização para que ela concentre esforços em sua atividadefim, ou seja, no que é fundamental para a empresa. A legislação brasileira só permite a terceirização de atividades-meio.
Nesse contexto, atividade-meio significa determinada tarefa que tem como objetivo apoiar outras atividades principais à atividade-fim. Como exemplo, podemos pensar em uma fábrica de equipamentos eletrônicos: todas as atividades relacionadas à produção dos equipamentos são as atividades-fim, enquanto as tarefas de suporte, como manutenção, limpeza e parte administrativa, são atividades-meio. Quais são os serviços normalmente terceirizados nas empresas hoje? Você consegue listá-los? Em geral, são os serviços de portaria, vigilância, limpeza, manutenção, transportes, fornecimento de refeições e serviços médicos, entre outros. A prática da terceirização teve início nos Estados Unidos, durante a década de
1940. Após o início da Segunda Guerra Mundial, as indústrias bélicas americanas tinham como desafio se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades de apoio para outras empresas, mediante contrato.
Ao longo das décadas, cada vez mais a terceirização tornou-se uma realidade nas organizações. Assim,