declaração dos direitos humanos
O primeiro grande antecedente histórico das declarações de direitos humanos fundamentais data de 1215. Este documento, tido como a primeira Constituição da história da humanidade, contemplou diversos direitos humanos pleiteados pelos barões ingleses, consagrando importantes princípios e direitos depois consagrados como humanos fundamentais, com destaque para: legalidade tributária (itens 12 e 14), gradação das penas (itens 20 e 21), propriedade privada (item 31), judicialidade (item 39) e liberdade de locomoção (item 41). Trata-se:
Escolher uma resposta. a. Da Carta de Franquia. b. Do Bill of Rights. c. Da Magna Carta. Correto d. Do Foral Real. e. Da Antígona.
3
Além dos direitos fundamentais do homem, que são as liberdades, a Declaração de 1789 também enunciou os direitos do cidadão, que são os direitos políticos, entre eles:
Escolher uma resposta. a. A propriedade. b. A presunção de inocência. c. A soberania da nação. Correto d. A liberdade de expressão. e. A legalidade criminal.
4
Além dos direitos humanos de primeira geração expressamente consagrados no artigo 5º da Constituição, outras liberdades e respectivas garantias podem decorrer do regime e dos princípios constitucionais, assim como dos tratados internacionais de que o Brasil seja signatário. Entre essas outras liberdades e garantias, pode-se citar:
Escolher uma resposta. a. A liberdade de expressão. b. O devido processo legal. c. O mandado de segurança. d. O princípio da isonomia tributária. Correto e. O habeas corpus.
5
Uma pessoa presa ilegalmente tem em seu favor a proibição constitucional da prisão ilegal, prevista no artigo 5º, inciso LXV, da Constituição Federal, segundo o qual: “LXV – a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária”. A natureza dessa norma constitucional é de:
Escolher uma resposta. a. Garantia-estrutura. b. Garantia-defesa. Correto c. Garantia-instrumento. d.