declaraçao
Eu, Francisco Elder Nascimento Oliveira, Amasiado , CPF nº 634427872-20, RG nº 1236100-3, residente na Rua Conego José Monteiro de Noronha, nº 1085, Qd 06, Cj.João Paulo II, bairro Santa Etelvina, declaro a quem interessar possa que cedo para minha cunhada maior, Maria Eliane Barbosa Saraiva, um cômodo em minha casa para que a mesmo possa residir.
__________________________________
Francisco Elder Nascimento OliveiraEstudos demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas2 .Estas tribos, que sempre foram nômades, teriam iniciado uma migração em direção à foz do rio Amazonas e, de lá, pelo litoral para o sul. Supõe-se que esta migração, que teria também ocorrido pelo continente adentro no sentido norte-sul, tenha principiado no início da era cristã2 .
Alguns autores sustentam que, nesta trajetória, os tupis tenham enfrentado os tupinambás, que já habitariam o litoral; outros sustentam que apenas se tratava de levas sucessivas do mesmo povo, os posteriores encontrando os anteriores já estabelecidos. Certo é que, nesse processo, as tribos tupis derrotaram as tribos tapuias que já habitavam o litoral brasileiro, expulsando-as, então, para o interior do continente, por volta do ano 10002 .
Distribuição dos grupos indígenas na costa do Brasil no século XVI. A maior parte deles (mas não todos) eram do grupo tupi.
Grupos Tupis[editar | editar código-fonte]
Tupinambá
Tupiniquim
Tamoio
Temiminó
Tabajara
Potiguara
Caeté
Viatã
Amoipira
Aricobé
Tupinaé ou Tupiná
Guarani
Waimiri Atroary
Encontro com os europeus[editar | editar código-fonte]
Quando os navegadores europeus começaram a frequentar a costa brasileira, no século XVI, passaram a estabelecer relações de comércio com os tupis que a habitavam. Alguns grupos tupis, como os tabajaras, os tupiniquins e os temiminós, se aliaram aos portugueses2 . Outros, como os tamoios, se aliaram