debret
Unidade De Vitória
Serviço Social
SOCIOLOGIA
A SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
Tutor À Distância: Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes
Vitória, 26/11/2013.
O presente relatório refere-se à conscientização da situação dos Direitos Humanos no Brasil. Através de pesquisas e da reflexão da equipe sobre as leituras realizadas, conhecemos um pouco mais acerca deste tema tão importante.
O objetivo deste relatório é promover a ampliação do conhecimento dos Direitos Humanos no país a nível cultural e social, e explanar a relação da Sociologia com o Serviço Social.
ETAPA 01
OS MARCOS DOS DIREITOS HUMANOS AOS ESTÁGIOS SOCIAIS EM QUE ELES EMERGIRAM, DE ACORDO COM A TEORIA DE ÉMILE DURKHEIM
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos, reconhecendo o papel central e o alcance da Declaração Universal como norteadora do processo de internacionalização do tema. Ademais, buscar-se-á analisar os antecedentes do movimento de universalização dos Direitos Humanos, ao entender a importância da Declaração de Virgínia (EUA, 1776), da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 1789) .
Declaração de Virgínia
Em 04 de julho a virgínia declarou-se independente da Ingaterra dando inicio á formação dos EUA. Influenciou colônias de outros países a desejarem sua libertação, inclusive o Brasil. Resguardou a liberdade, a igualdade e a fraternidade, protegendo a propriedade, a liberdade e a vida como bens maiores e separou estado e igreja, atribuindo a cada um atividade distintas. Assegurou o direito individual de procurar e obter sua felicidade.
Apesar de no século XVIII a Declaração de Virgínia (1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) começarem a dar contorno jurídico aos direitos humanos, não eram ainda documentos universais. Da Declaração de Virgínia pode-se citar, como exemplo do tratamento ao tema dos direitos