debret
Podemos observar, a vida árdea dos escravos, eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito pesado, tanto homens como mulheres e crianças, recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade, viviam em condições sub-humanas nas senzalas, sem o mínimo de higiene e conforto. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum na época Brasil Colônia.
As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.
Debret não preocupa em apenas mostrar a batalhas e acontecimentos da época, ele também, representava detalhes, cenas e características do cotidiano da sociedade brasileira
Representava a forma como os índios viviam em suas ocas, como se vestiam , armas utilizadas, comportamento e costumes.
Da mesma forma relatou a cultura dos escravos, a maneira de como se vestiam, a forma que se divertiam como eram como eram as senzalas, seu comportamento e submissão perante aos Senhores, o trabalho pesado e o sofrimento causado pelo castigo.
.
Mostra as características do povo brasileiro com a mistura de raças, vestimentas, as paisagens, relações, utensílios e ferramentas utilizadas pelo povo..
Podemos identificar em algumas obras a organização social, as luxuosas festas coloniais do povo brasileiro, a hierarquia e os cerimoniais religiosos.
Através das obras de Debret, podemos conhecer um pouco mais sobre a colonização do Brasil de uma forma viva e ilustrativa.