Estudante
Obteve-se a concentração do Cloreto de sódio (NaCL) presente na amostra de soro fisiológico a partir da análise gravimétrica simples pesando-se seu precipitado final.
No início do experimento pesou-se o filtro previamente seco para que se obtivesse a tara do mesmo.
Na amostra, soro fisiológico, foi adicionado Nitrato de prata (ambas as soluções incolores), e observou-se que o sistema adquiriu-se coloração branca. Após, verificou-se a deposição de um sólido branco no fundo do béquer, devido ao processo de nucleação e cristalização que formou o precipitado AgCl. Pode-se representar a reação por:
NaCl(aq) + AgNO3(aq) -->AgCl(s) + NaNO3(aq)
Entretanto, o que realmente ocorre é a associação dos íons Ag+(aq)e Cl- (aq), e os íons Na+ (aq) e NO-3 (aq).
Estas são evidências de que esta reação química é uma reação de dupla troca, em que duas substâncias compostas reagem trocando um dos seus elementos e produzindo duas novas substâncias compostas, neste caso, com formação de precipitado.
Filtrou-se este sistema á vácuo, para eliminar o nitrato de sódio em um elenmeyer, e reter o precipitado, AgCl, no filtro. Testou-se a solução adicionando-se mais nitrato de prata, para constatar que toda cloreto de prata havia se formado.
Secou-se o filtro com o precipitado na estufa, com o intuito de eliminar qualquer resíduo que não pertencesse ao cloreto de prata, e ao fim do experimento pesou-se o filtro novamente para que, pela diferença, fosse obtida a massa em gramas do precipitado.
O seguinte cálculo foi utilizado:
Tara do filtro: 31,827g
Filtro com precipitado: 32,708g
Massa do precipitado: 0,881g. A partir da massa de AgCl, encontra-se o número de mols do mesmo: N= n= n= 0,0061471
Sabe-se que: 1 mol de NaCl(aq) forma-se 1 mol de AgCl(s), então nNaCl= nAgCl, mNaCl= nAgClx MMNaCl mNaCl= 0,0061471 x 58,44 mNaCl= 0,35925g
Como foram utilizados 40 mL de Cloreto de sódio no experimento,