DEBRET
QUEM FOI: Foi um importante artista plástico (pintor e desenhista ) Francês. Nasceu em 18 de Abril de 1768 em Paris e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848.
Debret integrou a missão artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816.Fundou no Rio de Janeiro uma academia de artes e ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes onde lecionou pintura. Suas obras formam um importante acervo, para o estudo da historia e cultura Brasileira na primeira metade do século 19.
Ele mostrava através da arte a realidade do Brasil, escravidão negros, tradição, vestimentas e comportamento daquela época.
A Revolução Francesa necessitava de engenheiros que entendessem de fortificações. Então foram selecionados alguns dos mais brilhantes alunos para o curso de Engenharia. Debret foi um dos escolhidos e estudou engenharia por cinco anos.
Contudo, apesar da carreira de engenharia Debret voltaria á pintura. Expôs no salon de 1798 um quadro com figuras de tamanho natural-Le general mésséniem Aristoméne delivre par une jeune fille, com o qual ganhou um segundo prêmio.
Em viagem pitoresca e Histórica ao Brasil, Debret revela sua profunda relação pessoal e emocional com o país, adquirida nos 15 anos em que aqui viveu. Em 1831 o pintor voltou à França alegando problemas de saúde.
Debret tenta mostrar aos leitores em especial Europeus um panorama que fosse além da simples visão de um país exótico e interessante apenas do ponto de vista da história natural. Por estas razões, a obra de Debret é considerada de grande contribuição para o Brasil, e é analisada por historiadores.
O estilo de obras (texto descritivos acompanhando as imagens) não era muito comum entre os artistas que vinham ao Brasil para retratar o país o que aumentou ainda mais o destaque de Debret.
As representações dos índios – totalmente idealizados forte, com traços bem