Debilidade psicomotora
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
TERAPIA OCUPACIONAL
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE
Distúrbios Psicomotores: A Debilidade Psicomotora
Bárbara Neri
Débora Cristina Pereira
Jéssica Vera Cruz
Rafaela de Fátima Cunha
Maio/2011
Belém – PA
INTRODUÇÃO
OS DISTÚRBIOS PSICOMOTORES: Segundo os autores, como o comportamento físico da criança expressa, uma a uma, suas dificuldades intelectuais e emocionais, pode-se dizer que a psicomotricidade é a ciência do corpo e da mente, integrando várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível da inteligência. Enfoca a educação dos movimentos, ao mesmo tempo em que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras (JOSÉ & COELHO, 2002, p. 108, grifo nosso).
Qualquer distúrbio psicomotor tem ligação com problemas que envolvem o indivíduo em sua totalidade. Distúrbios psicomotores e afetivos estão, intimamente, associados, razão porque o diagnóstico não é facil de ser feito. Os sintomas mais comuns desse distúrbio estão associados à área do ritmo, da atenção, do comportamento, esquema corporal, orientação espacial e temporal, lateralidade e maruração (retardos).
Esses distúrbios podem ser classificados em quatro grupos, segundoGrünspun (apud JOSÉ & COELHO, 2002, p. 111): Instabilidade psicomotora; Debilidade psicomotora; Inibição psicomotora; Lateralidade cruzada e Impéricia.
Neste trabalho, daremos enfoque a Debilidade Psicomotora, definindo-a e caracterizando seus tipos de acordo com seu grau.
DESENVOLVIMENTO
DEBILIDADE PSICOMOTORA
Definição: Debilidade Psicomotora - (Do francês:Débilitémotrice; E do inglês:Psychomotorretardation).
É um conjunto de perturbações motoras (movimentos desajeitado, vivacidade dos reflexos tendinosos) que se observam frequentemente nos