A importância do corpo na atuação do psicopedagogo
Francisca Matias Dantas[1]
Vanessa Regina de Melo[2]
Vânia Ramos[3]
RESUMO Este trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa sobre a importância do corpo na atuação do Psicopedagogo, frente à psicomotricidade. Verificando como a psicomotricidade contribui no desenvolvimento infantil através de um olhar psicopedagógico, questionando as dificuldades de aprendizagem e as possíveis intervenções psicopedagógicas aplicadas aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem no decorrer do seu desenvolvimento global.
Palavras chave: corpo, movimento, psicopedagogo, psicomotricidade.
___________________________________________________________________
ABSTRACT The present study demonstrates the importance of the body to Psychopedagogists’s work, focusing the attention on psychomotor field. This study will verify how the psychomotor field can contribute in childhood development, under the viewpoint of psychopedagogy, understanding students’ learning difficulties and how psychopedagogical interventions can help on their global development.
Keywords: body, movement, psychopedagogist, psychomotor
INTRODUÇÃO
A infância é a fase do desenvolvimento humano voltada para o brincar e para a exploração do mundo através das vivências corporais contidas nos jogo sensório-motor, no jogo simbólico e nas atividades de representação, mas percebe-se que essa sociedade tecnologicamente avançada em que vivemos esta roubando essa infância devido ao grande avanço tecnológico. Neste sentido, as crianças se tornam reféns de pequenos espaços tumultuados de brinquedos eletrônicos que pouco possibilita à criatividade e que estimulam a violência e impaciência, vivendo em sua maioria em frente à televisão e computador. No entanto, essa falta de atividades que estimulam o desenvolvimento psicomotor social das crianças pode gerar dificuldades de aprendizagem que levam ao fracasso