Debate sobre a globalização
DEBATE SOBRE A GLOBALIZAÇÃO
Amélia
Isadora Gazolla de Olveira
Ana Gabriela Duarte
Thiago
Isadora Gaudereto
Roberta Barroso
Amanda
Juiz de Fora – MG
Maio de 2013
GRADUAÇÃO EM
PSICOLOGIA
Thiago
Amélia
Roberta
Ana Gabriela
Amanda
Isadora
Isadora
Juiz de Fora – MG
Maio de 2013
Debate sobre globalização
Conceito Globalização quer dizer, união de Estados, na formação de um mundo novo, onde todos os povos estão unidos para progresso da humanidade. Consiste, portanto, na interação entre os países. A globalização ocorre através das relações entre os países (comunicação, informação, fluxo de pessoas, fluxo de capital e fluxo de mercadorias).
“Globalização, Mundialização e Internacionalização” Globalização e Mundialização são quase sinônimos. Os americanos falam em globalização. Os franceses preferem mundialização. Internacionalização pode designar qualquer obejto que escape ao âmbito do Estado Nacional. Globalização, ou mundialização, é o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está a ficar menor e todos se conhecem (assistem a programas semelhantes na TV, ficam, a saber, no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro), por exemplo: hoje, uma indústria de automóveis que fabrica um mesmo modelo de carro em montadoras de 3 países diferentes e os vende em outros 5 países. As empresas não ficam mais restritas a um país, seja como vendedora ou produtora. Um pouco da história da globalização
A globalização teve início nas grandes navegações (século XV). Período em que as Nações Européias (Portugal e Espanha) iniciaram o comércio marítimo.
Com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação o processo de globalização intensificou-se.
Na fase da expansão capitalista,