The great globalization debate
Relações Internacionais Contemporâneas
Professor: Dr. Giorgio de Antoni
Acadêmica: Cyntia Miranda
Resumo - “The Great globalization debate: an introduction”, David Held e Anthony McGrew
Os autores argumentam que, para muitos observadores, os eventos de 11 de setembro de 2001 marcam o fim da globalização, enquanto que para outros marcam o começo da era pós-globalização.
O conceito de globalização pode ser datado de um período anterior às últimas duas décadas. Sua origem está no trabalho de muitos intelectuais do século XIX e começo do século XX, como Saint Simon, Karl Marx e MacKinder, que reconheceram como a modernidade estava integrando o mundo. Mas não foi até os anos 1960 e início dos anos 1970 que o termo “globalização” foi usado. Essa era de ouro de interdependência política e econômica, mais especificamente entre os Estados do Ocidente, gerou muita reflexão sobre as inadequações das abordagens ortodoxas de pensamento sobre política, economia e cultura que presumiram uma separação estrita entre negócios internos e externos, as arenas domésticas e internacionais e o local e o global.
Segundo os autores, seguindo o colapso do socialismo estatal e a consolidação do capitalismo no mundo, as discussões públicas e acadêmicas sobre a globalização se intensificaram dramaticamente. Eles dividem todo o volume em volta de temas críticos que são abordados nas literaturas globalista e cética. Na parte I (Compreendendo a globalização) fazem um panorama dos debates conceituais e históricos em torno da ideia de globalização; na parte II (Poder político e sociedade civil: Uma reconfiguração?) focam na controvérsia do Estado-nação moderno; na parte III (O destino da cultura nacional em uma era de comunicação global) iluminam o debate sobre as ramificações culturais da globalização, particularmente em respeito à questão da cultura e identidade nacional; nas Partes IV (Uma economia global?) e V