Debate em fórum sobre como Freud, Erikson e Piaget se posicionam em relação às duas questões básicas: 1) impactos da hereditariedade e do ambiente; e, 2) pessoas são ativas ou passivas.
Erickson: Segundo Erickson, existem 8 estádios de desenvolvimento (nascimento até á morte, e ordenados por idades), influenciados por factores biológicos, individuais e sociais. Cada idade corresponde uma crise, onde o sujeito escolhe o caminho a tomar (de uma forma equilibrada), utilizando a experiência em crises anteriores. -Behaviorismo: tem a ver com o comportamento observável: clássico( Ivan Pavlov) quando o comportamento (ou aprendizagem) perante o mesmo estímulo, é semelhante pois foi aprendido em situações anteriores; ou operante(Frederic Skinner) quando a resposta ao estímulo depender das consequências que se obtiveram anteriormente. John Locke, defendia que os seres humanos nasciam como “tábua rasas”, vazios, e que depois o meio ambiente lhes fornecia pensamentos, sentimentos e comportamento
Piaget: Segundo Piaget, é o próprio indivíduo, com a sua carga genética, interage com o meio construindo o seu próprio conhecimento e realidade (construtivismo) É a estrutura da evolução do conhecimento (assimilação, acomodação, adaptação e a equilibração) que traça o esquema mental que processa a informação e que evolui a medida que o sujeito se desenvolve. Segundo Vigotsky , o desenvolvimento ocorre em 2 planos, primeiro no plano social(entre sujeitos) e depois no plano psicológico (inerente ao indivíduo). Surge o conceito de Zona de proximidade- Humanismo: Defende que as pessoas tomam decisões autónomas, pois são autónomas e espontâneas. Acreditam no potencial Humano e na necessidade inata de auto-actualização.