De transportador tradicional a operador logistico
ZERBONE, Alessandro Marcus .M, LACERDA, Francisco Carlos, TOLENTINO, Raquel. De Transportador tradicional a Operador Logístico. f. Artigo (Graduação em Administração de Empresas) – Centro Universitário de Barra Mansa, RJ
Nosso Artigo trata das diferenças de um transportador tradicional e de um Operador Logístico que é hoje a melhor opção para quem quer reduzir custos com armazenagem, transporte, distribuição e movimentação. Passando por um breve histórico do transporte de carga no Brasil e suas característica o conceito de logística a evolução do setor, os custos e ainda suas varias vantagens e suas desvantagens como qualquer negocio. Concluímos que o processo de transformação do transportador tradicional para um operador logístico é questão de sobrevivência no mercado cada mais competitivo e que exigira da empresa investimentos e infra-estrutura alem de comprometimento da alta direção, para fazer com que a empresa abandone a idéia de simples transportador a passe a pensar e agir como um Operador logístico que nasce para agregar valor e competir de igual para igual com outros grandes operadores.
Palavras Chave: Transporte de Carga. Logística. Operador Logistico
De Transportador Tradicional a Operador Logístico.
I - Introdução
Com a globalização e o aumento da competitividade, cada vez mais as empresas de transporte de cargas precisam ofertar serviços de maior qualidade, rapidez, confiabilidade e com custos mais baixos a fim de conquistar novos clientes, e manter os já existentes.
Transformar-se em um Operador Logístico deverá ser o caminho natural de todas as grandes e médias empresas de transporte rodoviário de cargas, a médio e ao longo prazo no Brasil.
A verdade é que cada vez mais as empresas de transporte de cargas entendem que o rápido avanço dos operadores logísticos no Brasil representa uma grande ameaça a este setor. Por outro lado esse avanço crescente dos operadores