TRABALHO MILK RUN
INTRODUÇÃO 2
1. OBJETIVOS 3
2. CONCEITO 4
3. FLUXO OPERACIONAL 5
4. BENEFÍCIOS OBTIDOS AO APLICAR O MILK RUN 7
4.1 VANTAGENS DO MILK RUN 8
4.2 DESVANTAGENS DO MILK RUN 8
5. COMO SER BEM SUCEDIDO COM O SISTEMA MILK RUN? 8
6. CONCLUSÃO 10
7. METODOLOGIA 11
8. BIBLIOGRAFIA 12
Introdução
Milk Run é uma antiga prática logística de abastecimento (inbound/outbound) e tem como origem os sistemas tradicionais de abastecimento das usinas de processamento de leite. É descrito em sua utilização inbound, como uma coleta programada de peças e/ou matérias primas de vários fornecedores em quantidades acordadas. É uma abordagem mais sofisticada do que o cross-docking, em que um único caminhão recolhe materiais de diversos fornecedores em quantidades e momentos pré-estabelecidos e tem como objetivo otimizar o transporte de materiais para a indústria. Provendo uma infra-estrutura para a transmissão de sinais de ‘puxada” – Just-in-time (JIT) e Kanban externos – possui como técnica específica o transporte enxuto e assim, uma tendência logística. Atualmente, sua maior utilização se dá nas indústrias automobilísticas.
1. Objetivos
A proposta do trabalho foi avaliar a ferramenta Milk Run como importante elemento de redução de tempos de coleta/entrega e aumento da eficiência do fornecimento de suprimentos às organizações (Fornecedores, operadores logísticos - Liebherr), agregando valor ao produtofinal. Para tanto, foi realizada a comparação de um sistema convencional de entregas e o sistema Milk Run, realizado por meio de índices de coletas mensais e anuais recolhidos na empresa.
2. Conceito
Milk Rrun significa literalmente corrida do leite e ele deriva do processo de um transportador passar em duas ou mais fazendas sem cruzar caminho na rota, retirar o leite e, em seguida, entregá-lo a uma empresa de laticínio. Essa técnica era adotada pelos produtores de leite nos EUA e atualmente vem sendo usado na