TRABALHO DE FILOSOFIA
De
Filosofia
- Temas Anteriores
Antropologia filosófica
É um setor da filosofia que pesquisa a estrutura essencial do Homem. No entanto, este ocupa o centro da especulação filosófica, sendo que tudo se deduz a partir dele; a partir dele se tornam acessíveis as realidades, que o transcendem, nos modos de seu existir relacionados com essas realidades. Ou seja, a antropologia filosófica é uma antropologia da essência e não das características humanas. Ela se distingue da antropologia mítica, poética, teológica, e científico natural ou evolucionista por dar uma interpretação basicamente ontológica do homem.
Teoria do conhecimento
Se refere pela busca da natureza, fontes e validade do conhecimento. Basicamente é conceituada como o estudo de assuntos que outras ciências não conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que três delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II - Origem do Conhecimento e III - Essência do Conhecimento e IV - Possibilidade do Conhecimento.
Filosofia da ciência
É a esfera da filosofia que questiona sobre a ciência, qual método usa, de quais ideias parte, sobre qual fundamento e acerca de suas implicações. Não apenas se utiliza a filosofia para pensar sobre a ciência, como se utiliza resultados científicos para pensar a filosofia. Esses problemas podem ser de natureza epistémica ou de natureza metafísica, pelo que em filosofia da ciência se distingue habitualmente os problemas de epistemologia da ciência dos problemas de metafísica da ciência.
Estética
Uma área da filosofia que estuda racionalmente o belo – o qual se desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele suscita nos homens. A palavra estética vem do grego aesthesis, que significa conhecimento sensorial ou sensibilidade, e foi adotada pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten (1714-1762) para nomear o estudo das obras de arte como criação da sensibilidade, tendo por finalidade o