Milk run
Diego dos Santos Cysne
Taline Aparecida de Oliveira
Tatiane de Fátima Coelho
Tiago Augusto dos Santos
Tiago Velo Moreira
MILK RUN
Trabalho apresentado a Professora Marinete Martins, do componente curricular Projetos Interdisciplinares da turma do 2º semestre, do curso de Gestão em Logística.
UNISO
SOROCABA – 11/2012
Conceitos
Segundo (Greene, 1997), “Milk Run consiste num planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde para cada dia a empresa realiza uma recolha dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré determinadas com o objetivo de entregá-los no fabricante”.
Em (MOURA, 2000), vemos que “O Milk Run surgiu a partir do conceito de leiterias para agregar valor na cadeia de suprimentos. Neste sistema cada fornecedor deve deixar seu produto (leite) no local pré-determinado para coleta, dentro do horário estabelecido e na embalagem especificada para armazenagem do produto. Assim, a coleta se realiza a partir de um sistema de coleta programada do leite, entre a indústria e seus fornecedores, dentro de rotas estabelecidas com janela de tempo para coletar a matéria-prima”.
Conforme (MAZZALI e MILAN, 2006), “Atualmente muitas empresas estão aplicando o sistema de coletas programadas (Milk Run), que visa atender no momento exato e a menor custo. Este sistema envolve fornecedores, operadores logísticos (em alguns casos) e montadoras. O sucesso dessa integração depende do tipo e da natureza do arranjo subjacente”.
Segundo Danilo Doriguelo de Melo (B.I. Internacional), Milk Run é um sistema de coleta programada de materiais com rotas e janelas pré-definidas, tendo como principais benefícios: a redução de custos do frete, aumento na frequência de entrega possibilitando a redução de estoques, redução de números de veículos na operação, melhor aproveitamento da mão de obra no recebimento, maior controle e