Milk run
Milk Run é uma antiga prática logística de abastecimento (inbound/outbound) e tem como origem os sistemas tradicionais de abastecimento das usinas de processamento de leite. É descrito em sua utilização inbound, como uma coleta programada de peças e/ou matérias primas de vários fornecedores em quantidades acordadas. É uma abordagem mais sofisticada do que o cross-docking, em que um único caminhão recolhe materiais de diversos fornecedores em quantidades e momentos pré-estabelecidos e tem como objetivo otimizar o transporte de materiais para a indústria. Provendo uma infra-estrutura para a transmissão de sinais de ‘puxada” – Just-in-time (JIT) e Kanban externos – possui como técnica específica o transporte enxuto e assim, uma tendência logística. Atualmente, sua maior utilização se dá nas indústrias automobilísticas.
SUMÁRIO
1 – Introdução 5
2 – O que é Milk Run? 5
3 – Funcionamento do sistema. 6
4 –Sistema Milk Run 8
Vantagens 8 Desvantagens 10
5 – As partes no sistema 10
Responsabilidades dos Fornecedores 11 Responsabilidades do Operador Logístico 11 Responsabilidades do cliente 11
6 – Estudo de Caso:General Motors 12
7 – Conclusão 14
8 – Referências Bibliográficas 14
9 – Glossário 16
1 – Introdução Através deste trabalho procuramos mostrar o Sistema Milk Run, um modelo de tendência no sistema logístico. Destacando o seu funcionamento, seus procedimentos, vantagens, desvantagens e estudo de caso. Tendência essa, na atualidade utilizada nas indústrias automobilísticas e servindo de modelo para as demais indústrias. Ressaltamos a escassa literatura em português sobre o tema e poucas em inglês, as quais foram objetos de tradução por membros do grupo de estudos.
2 – O que é Milk Run? Milk Run para Pires (2004), é uma antiga prática logística de abastecimento (inbound) e tem como origem os sistemas tradicionais de abastecimento das usinas de processamento de leite. É