trabalho milk run
NOME:
Anderson Lins Cardoso
RA
9088487795
NOME:
Bárbara Perez da Silva
RA
9894546601
NOME:
Karoline Martins dos Santos
RA
1299103870
NOME:
Pamella Capanema de Paula
RA
9023446087
Custos Logísticos
Resumo do sistema Milk Run
Anhanguera Educacional
2015
A utilização do Milk Run em um sistema de abastecimento: um estudo de caso
O objetivo deste artigo é analisar o suprimento de matérias primas através do sistema Milk Run tomando como ponto de referência o Kanban externo. Para essa pesquisa foi necessários três etapas: levantamento de informações internas, a observação dos processos e entrevistas com os motoristas. A pesquisa foi realizada com uma transportadora que trabalhava dentro do sistema Milk Run e que atendia três clientes de grande porte. Os fatos mais evidentes na pesquisa foram: falta de sincronia nas informações; exigência de planejamento e organização conjunta; dependência em tecnologia de informação, em resumo o sistema se mostrou potencialmente eficiente em ganhos estratégicos.
Palavras chaves: Milk Run, Kanban, Logística, Transporte.
1. Introdução
A competitividade em grande escala exige que as empresas racionalizem a utilização de seus recursos em busca de resultados melhores e sustentáveis.
A competência da logística assume um grande papel de forma que proporciona vantagens competitivas, oferecendo ao cliente um serviço superior, a logística básica abrange desde o recebimento até a entrega ao cliente, assim como seu fluxo reverso.
Bowersox e Closs (2010, p. 20) colocam que “a responsabilidade da logística depende da disponibilidade de matérias-primas a produtos acabados, no local que são requisitados, ao menor custo possível.” A logística é o trabalho exigido para mover e posicionar o inventário na cadeia de suprimentos, contando com o envolvimento de empresas que colaboram para alavancar o posicionamento estratégico melhorando a eficiência das operações. (BOWERSOX, CLOSS E COOPER, 2006). E