Contrato social
Sendo exercitada através de desenhos e sinais gravados nas pedras.
Somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada.
Por volta de 4000 anos A.C. os Sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme para representar a língua. Suméria falada, método adoptado também pelos Arcádios e que leva a criação dos alfabetos.
Os Egípcios antigos, também desenvolveram a escrita na mesma época: Hieroglífica com alguma relação com a escrita da Mesopotâmia.
Os Romanos desenvolveram o alfabeto Romano.
2. Os registo são conservados de melhor maneira e a propagação das informações não só entre indivíduos mais também por gerações.
3. Johannes Gutenberg foi na verdade quem aperfeiçoou a impressa de maneira decisiva.
Ele desenvolveu os caracteres moveis de chumbo que podiam ser utilizados indifinitivamente alem de uma nova tinta de impressão e de prensa de imprimir.
Foi também Gutenberg quem criou a primeira obra da imprensa:
A Bíblia do Gutenberg.
4. Na europa nem todos foram a favor da imprensa
Exemplo:
Os escribas se sentiam ameaçados pela nova pela nova invenção.
A Igreja também era contra.
Os fiéis normalmente indevidos normalmente que acompanhavam uma posição hierárquica.
5. A mecanização levou a primeira produção em massa de livros na História.
Estes que antes manuscritos, carros e de pouca quantidade passaram a ser impressos em grandes quantidades e em menos tempo.
6. A revolução francesa teve um grande contributo para impressa e para a comunicação social em geral. A Revolução Francesa foi antes de tudo uma revolução de ideias. Mais do que um movimento guiado por lideranças. E as ideias, no século XVIII já circulavam através da palavra impressa. Muitas vezes “os historiadores tratam em geral a palavra impressa como um registro do que aconteceu e não como um ingrediente do acontecimento.