Infecção hospitalar
A Síndrome de Angústia Respiratória aguda (SARA, previamente chamada a síndrome da angustia respiratória do adulto) e uma forma grave de lesão pulmonar aguda. Essa síndrome clinica e caracterizada por um edema pulmonar súbito e progressivo, infiltrados bilaterais crescentes na radiografia de tórax, hipoxemia refratária a suplementação de oxigênio e complacência pulmonar reduzida. Esses sinais ocorrem na ausência de insuficiência cardíaca esquerda. Os pacientes com SARA geralmente precisam de ventilação mecânica com uma pressão na via aérea maior que a normal. Uma ampla gama de fatores esta associadas ao desenvolvimento da SARA, incluindo a lesão direta dos pulmões, ou agressão indireta aos pulmões . A SARA foi associada a uma taxa de mortalidade tão elevada quanto 50 a 60%. A principal causa de morte na SARA e a insuficiência de múltiplos sistemas orgânicos não-pulmonares, freqüentemente com sepse.(Suzane C. Smeltzer, Brenda G. Bare.,2005)
FISIOPATOLOGIA
A SARA ocorre como uma conseqüência de um gatilho inflamatório que incia a libertação de mediadores celulares e químicos, gerado na lesão da membrana alveola-capilar.Isso resulta no extravasamento de liquido para dentro dos espaços intersticiais alveolares alterações no leito capilar .(Suzane C. Smeltzer, Brenda G. Bare.,2005).
.
LESÃO PULMONAR AGUDA
Lesão da membrana capilar do alvéolo ↓
Extravasamento de liquido para dentro dos espaços alveolares e intersticiais ↓
Diminuição da produção de surfactante ↓
Colapso alveolar ↓
Diminuição da complacência pulmonar ↓
Diminuição da CRF, hipoxia grave e hipercapnia
CAUSAS
• Infecção disseminada e grave (sepsis) • Pneumonia • Hipotensão arterial grave (choque) • Aspiração de alimentos para o interior no pulmão • múltiplas transfusões de sangue • lesão pulmonar decorrente de