Minerais
*CÁLCIO : o corpo necessita de cálcio ao longo de toda vida mais especialmente durante os períodos de crescimento, gestação e lactação. O cálcio é o mineral mais abundante no organismo. Ele representa cerca de 1 a 2% do peso corpóreo e 39% dos minerais totais. Noventa e nove por cento do cálcio está nos ossos e dentes e o 1% restante está no sangue e líquidos extracelulares e dentro das células dos tecidos moles, onde regulam funções metabólicas importantes. Quando não reservas adequadas de cálcio no organismo ele é retirado da substância óssea após ingestão prolongadamente insuficiente . O osso está sendo constantemente sintetizado e reabsorvido. Dependendo do estado fisiológico ou idade do indivíduo, um dos processos pode predominar. Nas crianças a síntese óssea é maior que a destruição, no adulto normal estes processos estão em equilíbrio e nos adultos acima de 50 anos há perda óssea devido ao aumento da reabsorção sendo mais intensa nas mulheres.
-FUNÇÕES:
Construção e manutenção dos ossos e dentes; participa do mecanismo de transmissão nervosa e regulação da batida cardíaca e atua na coagulação sanguínea.
-DEFICIÊNCIA:
Nas crianças pode levar ao raquitismo, nos adultos à osteomalácia e osteoporose. Nos níveis extremamente baixos de cálcio no sangue podem aumentar a irritabilidade das fibras nervosas e centros nervosos e resultar em espasmos musculares como cãibras das pernas.
*FÓSFORO:
O fósforo é um dos elementos mais essenciais, ele compreende 22% dos minerais totais do organismo. Oitenta por cento está presente como cristal de fosfato de cálcio nos ossos e dentes. É necessária 1g de fósforo para cada 2g de cálcio retido. Os outros 20% são muito ativos metabolicamente e estão distribuídos em todas as células do organismo e no fluído extracelular em combinação com carboidratos, lipídios, proteínas e numa variedade de outros compostos.
-FUNÇÃO: Participa da formação do tecido esquelético e desempenha papel importante