De onde vem as boas ideias.
Steven Johnson
“Leitura essencial para qualquer pessoa que tente compreender nossa cultura.”
New York Times
Em De onde vêm as boas ideias, Steven Johnson, um dos mais importantes pensadores da internet, investiga como surgem as boas ideias e as características dos ambientes em que elas são mais comuns. Quais são os espaços que fizeram história ao gerar níveis excepcionais de criatividade e inovação? Que processos estimulam nossa criatividade?
O que podemos fazer para recriá-los em nosso cotidiano?
Tradução:
Maria Luiza X. de A. Borges
Johnson identifica esses ambientes humanos férteis em pensamentos originais – os laboratórios científicos, por exemplo, ou as redes de informação na internet – e mostra o que têm em comum com ambientes naturais também tipicamente inovadores – os recifes de coral, as florestas tropicais, a sopa química que deu origem à vida...
“Uma grande síntese da obra de Steven Johnson.”
Economist
Criando paralelos divertidos, inesperados e reveladores, Johnson traça a história por trás de quase duzentas descobertas e invenções, e nos mostra os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza.
260pp
“É estimulante acompanhar seus raciocínios imprevisíveis.
Para explicar por que algumas ideias subvertem o mundo, ele utiliza inúmeras disciplinas: química, história social, geografia etc.”
Los Angeles Times
Esses padrões contrariam a crença comum de que grandes acontecimentos dependem de indivíduos especiais. O autor afirma que as ideias revolucionárias quase nunca surgem num surto repentino de inspiração. O grande propulsor da inovação científica e tecnológica é o aumento histórico da nossa capacidade de buscar outras pessoas com quem possamos trocar ideias.
Com as ferramentas de que dispomos hoje, a inovação está ao alcance de todos. Quanto mais abraçarmos esses padrões – em nossos hábitos de trabalho e hobbies pessoais –, mais seremos