Das Cinzas Da Guerra Emerge O Modelo Do
EMERGE O MODELO DO
NORTE
Acadêmicos: Elda, Flavio, Lilian,
Michela e Raiden
A reconstrução
Como reincorporar os territórios sulistas à União?
Como seria esta “reconstrução”?
Presidente- comandante das forças armadas, tinha o poder de perdoar.
Congresso- autoridade para admitir novos estados, elaborar leis para territórios e julgar as qualificação de seus próprios membros.
Lincoln oferecera perdão completo aos sulistas que jurassem fidelidade à União e reconhecessem a abolição, excetuando do indulto os líderes confederados.
Considerava que a guerra havia sido obra de certos indivíduos e não do estado em si.
O congresso por sua vez achava as ideias moderadas e que o presidente extrapolava sua autoridade.
Uma minoria republicana (radical) exigia uma condição para a readmissão dos estados sulistas, o alistamento eleitoral dos negros.
Um grupo maior (moderados) fazia oposição aos planos de Lincoln por não confiar no arrependimento dos confederados que teriam papel majoritário nos novos governos do Sul.
Andrew Johnson assume o cargo de presidente: destruição física das cidades; bancarrota financeira no sul; questão constitucional de reintegração; anseios imediatos dos ex-escravos, dos sulistas brancos derrotados e dos nortistas vitoriosos.
Os negros tinham preferência em se estabelecer como proprietários de terras, mas nem o congresso nem o presidente foram favoráveis a um confisco e a uma redistribuição de terras. A guerra havia terminado com a escravidão, mas não representou a integração dos negros como cidadãos efetivos. Os ex-escravos relutavam em tornar-se empregados dos ex-patrões.
Contrato de trabalho sistemático: trabalhadores se engajariam por um ano em troca de salário fixo.
Descontentes, alguns negros exigiriam sociedade nos resultados. O medo da falta de mão de obra forçou alguns proprietários a aceitar esse tipo de contrato.
A segregação continuou baseada em critérios raciais. A