Resenha Cr Tica
O objeto deste estudo é Anna Nery uma mulher anônima, que participou da guerra do Paraguai, entre os anos de (1865 a 1870) bem como sua contribuição para a enfermagem Brasileira.
Trata-se de um estudo biográfico de natureza sócio histórica, o objetivo deste estudo é caracterizar a vida de Anna Nery e a evolução do cuidado desde seus primeiros pacientes.
Alguns aspectos da vida de Anna Nery precisam ser destacados aqui neste estudo, Anna Nery deixa sua casa, para assumir um papel importante diante da sociedade solicitando voluntariamente para cuidar de pessoas que precisariam de seus cuidados.
Tornando assim no século XX o símbolo de enfermeira para o Brasil.
O filme Brava gente, tem como tema central a historia da primeira enfermeira do Brasil, Anna Justina Ferreira Nery, baiana oriunda da cidade de cachoeira nascida em 13 de dezembro 1814, filha de José Ferreira de Jesus, e Luiza Maria Das Virgens, casada com o capitão de Fragatas da Marinha, Isidoro Antônio Nery, que dessa união foi gerado três filhos Justiniano Nery, Antônio Pedro Nery, Isidoro Antônio Nery Filho.
Seu esposo veio a falecer em 1843, Deixando sobre as suas mãos a responsabilidade de cuidar ou administrar seu lar, criou sozinha seus três filhos que logo veio a forma-se, os dois primeiro filhos que se tornarão médicos, e o Pedro Antônio militar.
Em 1865 ocorreu a guerra do Paraguai, e os seus filhos foram convocados juntos com seus irmãos, Manoel Jeronimo, Joaquim Mauricio ambos tenente coronel, sensibilizada pela dor da separação no dia 08 de Agosto de 1865 escreveu uma carta para o presidente da província oferecendo-se como voluntaria para tratar os feridos de guerra, a mesma foi recomendada pelo presidente da província baiana, Manoel Pinto De Souza, e pelo coronel Juca Tavares.
Seu pedido foi aceito ela partiu de salvador, para Rio Grande Do Sul, a onde