Cultura e educação idade medica
A Idade Média é um período datado do inicio do séc. III com as invasões bárbaras e a queda do Imp. Romano do Ocidente até o séc. XV com o começo das Grandes Navegações. Na época da Renascença fora vista como um período sem valor para a humanidade
No séc. XX volta a ser foco de estudo devido a sua longevidade.
ESTRURAS CULTURAIS
CULTURA
Cultura é tudo aquilo que o homem encontra fora da natureza ao nascer. Tudo que é criado consciente e inconscientemente para se relacionar. Ex: - Com outros homens (idioma, instituições, normas). - Meio físico (vestimenta, morada, ferramentas). - Extra-humano (orações, rituais, símbolos).
Houve três áreas culturais na Idade Media:
-Cultura Clerical: Erudita, de elite, letrada; era eclesiástica (grupo que monopolizou a escrita até o século XII). Era conservadora, transmitida pelos monastérios, catedrais e universidades.
-Cultura Vulgar: Popular, laica, folclórica. Era informal e oral, transmitida em casas, ruas e praças. A Igreja taxava como superstição.
Cultura Intermediária: Devido aos clérigos não se reproduzirem, a horda eclesiástica era formada por pessoas de origem laica, e a população enquadrada na cultura vulgar não desconhecia os termos clericais. Essa cultura era praticada por quase todos os membros de uma sociedade, independente de sua condição social.
IDIOMA
O latim era usado em situações formais (culta) e popular (vulgar). Com a dinâmica sendo acelerada, a degradação da cultura erudita e a invasão de povos germânicos, a dinâmica do latim é acelerada e modifica-se até deixar de ser falado em 600 D.C., transformando-se em outros idiomas. O latim sobrevive apenas como forma eclesiástica, os clérigos falam a mesma língua da população, mas aprende o latim para ingresso para a camada clerical.
CRISTIANISMO
Dentro da cultura intermediária, a religião (religio; função re-legere; reunir ou re-ligare; religar) é componente central. Sua função é reaproximar as instâncias divina