dança
Como napoleão queria acabar com o absolutismo, a França era a principal influência para a revolução da Europa que estava acontecendo. Portugal não tinha muitas escolhas, ou enfrentava a crise econômica com o bloqueio continental ou enfrentava napoleão. Depois de quebrar o bloqueio continental, Portugal foge para o Brasil com a ajuda da Inglaterra, nisso só veio para o Brasil a corte portuguesa e seus criados. Em março de 1808 no Rio de Janeiro, a corte portuguesa chega ao Brasil e D. João já decide fazer mudanças para melhorar a vida da corte. D. João e sua família decidiram morar no centro do Rio e para isso expulsaram mais de duas mil pessoas de suas casas.
Durante o tempo que a corte esteve aqui,D. João tomou algumas medidas tais como:
Permitiu o desenvolvimento do Brasil
Criou com Banco do Brasil
Abriu Portos para comércio
Com a abertura dos portos o Brasil começou a comercializar somente com a Inglaterra, pois os produtos vindos de lá tinham um custo mais baixo, com isso a crise em Portugal aumentava, logo em seguida foi criado o Tratado de Aliança, Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Inglaterra mais um benefício para Inglaterra e outro prejuízo a Portugal.
Portugal trouxe também um pouco de sua cultura, com isso criou o teatro nacional e fez mudanças no Rio de Janeiro tais como: as ruas foram ampliadas e calçadas, comércios repletos de lojas e festejos de ruas melhorados.
Durante esse período foram censurados livros com os ideais iluministas, devido grande parte da Europa ter deixado o absolutismo com a influência desses ideais, e era o que Portugal mais temia.
Enquanto o Brasil se desenvolvia cada vez mais, porém com dificuldade de manter a unidade territorial pois as províncias queriam a independência, Portugal estava em uma grande decadência pois as tropas francesas haviam ido embora, e os portugueses estavam implorando que a corte voltasse, então D. João decidiu unir o