Dança
Neusa Dendena Kleinubing*
Maria do Carmo Saraiva**
Resumo: Este artigo apresenta dados e discussões de uma pesquisa que objetivou compreender a percepção de professores de educação física no ensino fundamental, em relação ao conteúdo dança nas suas aulas. Os dados coletados apontam, especialmente, para questões relacionadas à formação inicial e suas implicações no trato com esse conteúdo na escola. Destacou-se a negligência com o ensino da dança entre os conteúdos da educação física, o que reforça a necessidade de se ampliar e aprofundar as discussões que indiquem um caminho para que a dança realmente se efetive no âmbito escolar.
Palavras-chave: Dança. Educação Física. Ensino fundamental.
1 INTRODUÇÃO
Percebe-se, na atualidade, um grande número de pesquisadores investigando o fenômeno da dança no contexto da educação, discutindo questões ligadas à legitimidade da dança no campo de Educação Física, bem como as contribuições dessa prática corporal como experiência estética. O aumento das pesquisas enfocando a dança reflete a importância que essa temática, por muito tempo negligenciada pela escola e pelos professores, vem ganhando. Questões ligadas ao currículo (BRASILEIRO, 2003), ao contexto educacional (MARQUES, 2001, 2005) e à dança enquanto experiência estética (SARAIVA et al., 2005a, 2005b) são alguns exemplos de discussões que buscam investigar esse fenômeno que, apesar de muitos professores não se responsabilizarem pela orientação dessa atividade, insiste em se “fazer presente” na escola.
*
Professora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Chapecó,
SC, Brasil. E-mail: neusadk@gmail.com
**
Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: marcarmo@terra.com.br 194 Artigos Originais
Neusa D. Kleinubing e Maria C. Saraiva
Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com as