Dança
Ao analisarmos os PCN’S podemos observar que a dança é uma forma importante de integração do aluno com o mundo em que vive, e que imagina. Destacamos do texto alguns fatos de extrema relevância:
Segundo os PCN dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer.
O homem sempre viu a dança como uma atividade cultural inerente ao homem.
Todas as atividades humana, de certa forma envolvem dança. Não de uma forma direta mas sim um movimento corporal.
A criança está sempre em movimento, ou seja, desde muito cedo o homem já usa os movimentos como parte de um desenvolvimento.
A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental.
A atividade de dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona.
Um dos objetivos educacionais da dança é a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal e a investigação do movimento humano.
A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva.
Nas atividade coletivas é importante valorizar as improvisações, pois elas dão oportunidades para a criança experimentar a plasticidade de seu corpo, ou melhor, de conhece-lo
Ao planejar as aulas o professor deve considerar o desenvolvimento motor da criança, observar suas ações físicas e habilidades naturais, o professor deve atuar de acordo com a capacidade da criança, sempre estimulando-a a descobrir novos gestos.
A ação física é parte da aprendizagem da criança. Essa atividade é necessária para seu desenvolvimento, é permeada pela curiosidade e pelo desejo de conhecimento. Por isso é importante que a dança seja desenvolvida na escola como espírito de investigação, para que a criança tome consciência da função dinâmica do corpo, do gesto e do movimento como uma manifestação pessoal e cultural.
A atitude do professor em sala é importante